Notícias

Educação financeira para crianças ganha espaço dentro de casa

Letícia Lucca

O mês das crianças não tem sido só de presentes e diversão para a garotada. Outubro foi o mês escolhido também pela Plataforma “É da Sua Conta”, de Florianópolis, para abordar um tema cada vez mais importante dentro dos lares: a educação financeira dos filhos. Ou seja, mostrar a eles o valor da geração de renda e a importância da economia para conquistas futuras.

A educadora financeira Letícia Lucca tem orientando pais sobre como lidar com o assunto. “O importante é abordar o tema com as crianças desde muito pequenas, iniciando aos três anos com um cofrinho, por exemplo, e depois passar para a mesada e outras ações”, diz.

Mas ela explica que a tarefa dos pais não é fácil, pois além de precisarem rever os próprios hábitos, terão que tomar atitudes certeiras e serem firmes nas decisões. “Nada disso foi ensinado na escola, então o que aprendemos foi basicamente através de nossos pais, que por sua vez também não foram educados neste sentido”, aponta Letícia. Além de consultorias individuais para ajudar as famílias, o “É da Sua Conta” disponibiliza conteúdos gratuitos nas redes sociais, como vídeos e lives (acesse no www.edasuaconta.com.br).

E não é por falta de interesse que as famílias não colocam a educação financeira em prática. Uma *pesquisa divulgada recentemente pela Boa Vista Seguros aponta que 84% dos consumidores acreditam ser muito importante que crianças e adolescentes tenham orientações relacionadas ao assunto. A maioria (69%) opta por uma boa conversa, outros 28% utilizam a mesada como ferramenta de aprendizado e 3% deixam a tarefa a cargo da escola.

A falta de educação financeira – tanto em casa quanto nas escolas – gerou uma verdadeira geração de pessoas que não sabem lidar com o dinheiro. Hoje cerca de 55% dos catarinenses se encontram endividados (fonte: Fecomércio/set 2019) – índice que disparou o sinal de alerta na sociedade. “Estamos entrando em uma nova fase em nosso país, onde o equilíbrio financeiro é indispensável. Temos a chance de fazer diferente, de não repetir o cenário atual”, afirma Letícia.

Duda e Gabi

Case de sucesso com irmãs gêmeas

A empresária Karen Schafer, sócia do “É da Sua Conta”, vem colocando em prática na própria casa várias regras para as filhas gêmeas Eduarda e Gabriela, de 7 anos, e tem obtido sucesso. As meninas ajudam a economizar em tudo, focando em aquisições mais importantes como festinha de aniversário, viagens, etc.

O corte nos gastos são em vários itens: roupas (compram em brechós), supermercado (combinam antes o que podem pedir e pesquisam o preço na hora de comprar), mesada (guardam metade do valor), energia elétrica (acompanham o valor da conta de luz para ver se reduziu ou não), limpeza da casa (para acionar menos a faxineira) e presentes (só em datas especiais).

As meninas também já mostram uma veia empreendedora: pretendem vender bijuterias no colégio; e também já despertaram o gosto por investimentos: vão comprar ações de empresas indicadas pela mãe.

—————————————————————————-

O “É da Sua Conta” elaborou um manual básico com 10 dicas para as famílias aplicarem a educação financeira em casa com os filhos, sejam crianças ou adolescentes. Confira:

MANUAL – 10 dicas para educação financeira dos filhos

1) Cofrinho: a partir dos três anos de idade você pode utilizar o cofrinho como forma de começar a falar sobre dinheiro com seu filho e ensiná-lo a poupar. Assim que o cofrinho estiver cheio, leve a criança a um lugar onde ela possa trocar por um presentinho como recompensa.

2) Mesada: aos seis anos ensine através da mesada que parte do dinheiro deve ser guardado para realizar sonhos maiores e somente a outra parte pode ser gasta imediatamente. Comece dando um valor semanalmente para que a administração do valor fique mais fácil e simples.

3) Consumo consciente: mostre que economizamos não apenas quando poupamos dinheiro, mas também quando reduzimos o consumo e desperdício de água, luz, comida, etc.

4) Desapego: ensine a importância da doação de brinquedos ou roupas que já foram utilizadas e que podem fazer outras crianças felizes. Para entrar um novo brinquedo é preciso que algum seja doado.

5) Acordos: faça acordos com seu filho quando for levá-lo a shopping ou supermercado. Avisa-o se terá direito a algo que ele possa escolher ou não.

6) Controle: evite levar seu filho a shoppings ou mercado se eles ainda não têm maturidade suficiente para controlar os impulsos de consumo.

7) Trabalho: explique a importância do trabalho, fale o quanto é bacana trabalhar e ter como recompensa dinheiro para realizar sonhos. Mostre que o dinheiro é fruto de muito trabalho, por isso deve ser muito bem utilizado.

8) Diga não: saiba dizer não para fazer valer as regras que a família determinou e combinou.

9) Sonhos: utilize o orçamento financeiro como ferramenta para unir a família em prol da realização de sonhos, como uma viagem, por exemplo.

10) Dê exemplo (isso é o mais importante!): tudo que falamos acima precisa ser feito antes por você. Mais do que falar, o que vale são os exemplos que damos.

* A pesquisa, realizada pela Boa Vista, entrevistou cerca de 600 consumidores, em nível nacional, entre os meses de agosto e setembro de 2019.

23 de outubro de 2019

Sobre o Autor

danimelo


Deixe uma resposta


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/amplocom/www/wp-content/themes/citynews/inc/functions/lib.php on line 51
Siga-nos no Facebook

A reputação de uma empresa é construída com base nos seus valores, que sempre devem ser repassados aos consumidores. Por isso, se torna extremamente relevante a divulgação de ações positivas realizadas pela marca.

A consolidação da imagem pode ser feita de diversas formas. Uma delas é por meio da assessoria de imprensa, que emplaca nos veículos de comunicação as atividades desenvolvidas pela empresa. E assim o público-alvo vai, pouco a pouco, criando uma boa percepção do negócio.

Sem falar que, em meio a tantas fake news, manter uma boa reputação tornou-se mais do que uma estratégia, uma necessidade.

Contate nossa equipe para ajudar você nesse processo de construção da imagem da sua empresa .

#amplocom #comunicaacao #assessoriadeimprensa #jornalismo #santacatarina #floripa #florianopolis #assessoriadeimprensaflorianopolis
... Veja maisVeja menos

Veja no Facebook

No Dia dos Namorados, o Positano Diamond Bar by D’Vie, no IL Campanario Villaggio Resort, em Jurerê Internacional, irá proporcionar experiências gastronômicas românticas para os casais curtirem juntinhos no aconchego do lar ou no conforto do próprio restaurante.

Para garantir momentos inesquecíveis, o chef Rafael Campagnolo criou um menu especial para o jantar, seguindo todas as medidas de prevenção e segurança.

Além disso, está lançando uma novidade: a Cesta Piquenique Romântico. Regada de muito amor, sabor e sofisticação, traz várias iguarias para deliciar num fim de tarde ao ar livre.

Para quem preferir jantar em casa, o restaurante também possui um amplo cardápio e trabalha com take away e serviço de tele-entrega para os bairros de Jurerê Internacional, Jurerê Tradicional, Daniela, Canasvieiras e parte de Santo Antônio.

Informações e reservas: (48) 3261-6050 / Whats 99166-7118

#amplocom #comunicaacao #assessoriadeimprensa #jornalismo #santacatarina #floripa #florianopolis #assessoriadeimprensaflorianopolis
... Veja maisVeja menos

Veja no Facebook
SOBRE NÓS

Trabalhamos focados na construção de canais de comunicação sólidos entre Clientes e Imprensa. Se você procura Assessoria de Imprensa, converse antes com a gente.

Fone :+ 55 48 99146 4997 | 48 99997 5909
Email : imprensa@amplocom.com.br