No balneário de Florianópolis que é sede da competição, os hotéis estão com ocupação quase total e receberão dezenas de outros eventos até o final do ano
De 25 a 30 de maio, o balneário de Jurerê in_, em Florianópolis (SC), volta a sediar um dos mais importantes eventos esportivos do país: o 20º IRONMAN Brasil. Haverá competidores de 34 países nesta edição, que irá reunir cerca de 20 mil pessoas por dia, entre participantes e público. A competição, além de colocar a cidade em evidência em todo o país e no exterior, ajuda a movimentar a economia (estima-se algo em torno de R$ 30 milhões), principalmente na região norte da Ilha, onde ocorre boa parte das provas.
Os dois hotéis localizados em Jurerê in_ registram ótimos índices de ocupação. Tanto o IL Campanario Villaggio Resort quanto o Jurerê Beach Village já estão praticamente lotados para os dias do IRONMAN Brasil. Este é apenas um dos eventos que vêm movimentando os negócios nos dois empreendimentos. Ambos contabilizam juntos mais de 50 eventos ao longo de 2022 (entre realizados e confirmados). São convenções, congressos, assembleias, grupos sociais, feiras, competições, treinamentos, casamentos, formaturas, entre muitos outros.
O Diretor de Gestão Hoteleira de Jurerê in_, Samir Miguel, explica que as vendas no setor de eventos no IL Campanario e no Jurerê Beach Village, no primeiro quadrimestre do ano, já quase se equiparam as de todo o ano de 2021. Segundo ele, os encontros corporativos prevalecem, mas os sociais também voltaram com força. Para alcançar esses bons resultados, há um esforço dos hotéis em oferecer as melhores condições na hora da negociação.
“Estamos com uma política de verdadeira parceria com os organizadores em termos de valores. Afinal, eles também passaram por uma situação muito difícil na pandemia. Estamos, por exemplo, mantendo as mesmas tarifas negociadas em 2020. Afinal, é um processo de retomada desses eventos, que sempre estiveram no nosso calendário e movimentam toda a região”, afirma.
Para garantir também um bom índice de hospedagens vinculadas aos encontros, os dois hotéis oferecem vantagens para os participantes, como descontos na hospedagem que variam de 5% a 10%. Juntos, os hotéis contam com cerca de 250 apartamentos.
Entidades avaliam retomada do setor e novas tendências
A presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos – Santa Catarina (ABEOC/SC), Jane Helena Bertola Balbinotti, afirma que os encontros presenciais retornaram com força em Florianópolis. “Vários eventos que foram cancelados no período da pandemia voltaram a acontecer e outros estão agendados até o final do ano. Estão todos muito confiantes com esta recuperação, após ficarmos parados por dois anos. Isso percebemos nos contatos com os hotéis, restaurantes, transportes, entre outros. Estamos finalmente começando a respirar”, comemora.
Segundo Jane, o novo momento do segmento é marcado por algumas características como: consolidação dos eventos híbridos (que democratiza a participação das pessoas), manutenção de experiências seguras (os cuidados permanecem), sustentabilidade ambiental (descarte correto, compensação de carbono e reciclagem), sustentabilidade econômica (gerar expectativa de uma próxima edição) e sustentabilidade social (valorização da cadeia local).
A retomada do segmento de turismo e eventos também tem sido aproveitada pelas entidades do setor em Florianópolis para aproximar associados e todo o trade turístico, conforme afirma Lucas Schweitzer, presidente do Destino Floripa (novo nome do Floripa Convention & Visitors Bureau). “Queremos manter Florianópolis como um dos principais destinos turísticos do Brasil”, salienta.