Notícias

Hotéis de Jurerê Internacional avançam nas ações de sustentabilidade

IL Campanario e Jurerê Beach Village já reciclam 70% dos resíduos sólidos e investem em energia limpa, saneamento e educação ambiental 

Os hotéis IL Campanario e Jurerê Beach Village, do Grupo Habitasul, localizados em Jurerê Internacional (Jurerê in_), em Florianópolis, estão avançando em ações no compromisso com a sustentabilidade. Ambos ampliaram as medidas para reduzir o impacto ambiental, por meio de gestão de resíduos sólidos, ações de educação na comunidade, treinamentos internos e saneamento.

Entre os destaques está a reciclagem de 70% dos resíduos sólidos, com o objetivo de alcançar a Certificação Lixo Zero até o ano que vem. Atualmente, os orgânicos vão para compostagem e o adubo volta para a jardinagem do hotel, praças e jardins da cidade. Já os materiais recicláveis têm como destinação uma cooperativa de reciclagem que beneficia 60 famílias.

O óleo de cozinha utilizado nos dois restaurantes, o Positano (no IL Campanario) e o Fajã (no Jurerê Beach Village) é destinado ao  Re-óleo. O projeto recolhe o produto em centenas de estabelecimentos da Capital e faz a sua reciclagem. Com mais de 25 anos de atuação, este programa de sustentabilidade já conquistou para Florianópolis, nas edições de 2012 e 2015, o prêmio Guinness World Records, com o título de cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo.

Em dezembro de 2023, os hotéis assinaram o Termo de Compromisso da Certificação Lixo Zero, visando atingir, até 2025, a meta de reciclar e compostar 90% (ou mais) do resíduo sólido. O objetivo é desviar do aterro sanitário a maior quantidade possível (os 10% restantes são rejeitos). “Isso já vem contribuindo para a redução da degradação do meio ambiente e para o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirma a coordenadora de sustentabilidade do Grupo Habitasul, Salete Pereira.

 

Prioridade é a eliminação de plástico

Uma das prioridades é eliminar o uso de plástico individual até 2027. Para isso, nos hotéis as garrafas e copos de água foram substituídos por latas de alumínio, material com maior potencial de reciclagem. Na área de gastronomia foram introduzidas embalagens compostáveis, abolidos blisters de manteiga, potes de iogurte pequenos e saquinhos de sal e açúcar. Todos esses alimentos agora são dispostos em potes maiores, para que o cliente se sirva. Os hotéis estão testando copos compostáveis de papel e também os produzidos a partir de mandioca.

Os cuidados com os resíduos se estendem também à praia, onde ao longo do ano são promovidas várias edições do projeto “Dazum Banho”. Ele reúne voluntários dos hotéis e da comunidade para a limpeza da orla e ações de educação ambiental e sustentabilidade.

Destacam-se ainda ações na área de energia, com o Jurerê Beach Village operando com 50% de fonte solar e meta de chegar a 100% até o final deste ano. No saneamento, ambos hotéis estão ligados ao Sistema de Água e Esgoto gerido pela própria Habitasul e que possui certificações ISO 9001 e 14001.

Salete explica que a sustentabilidade, além de um compromisso inerente aos valores da Habitasul, se tornou uma exigência de mercado. “Uma empresa não pode existir apenas para dar lucro. Se pensar assim, não terá perenidade, pois as pessoas vão cobrar sobre essas questões. Vão querer saber quanto de valor está devolvendo para a sociedade em entregas de impacto positivo. Uma empresa precisa ter boas práticas nesta área e ser reconhecida e admirada por isso”, destaca.

 

 

Conscientização dos hóspedes é desafio

Entre os maiores desafios dos hotéis está a conscientização dos hóspedes sobre a correta destinação de resíduos. Para isso, ambos os empreendimentos estão reforçando a sinalização educativa dentro e fora dos quartos.

Outros públicos que vêm recebendo atenção são os funcionários (tanto os fixos, quanto os temporários e terceirizados), que passam por ações constantes de conscientização. “É onde concentramos os nossos maiores esforços. Em 2023, por exemplo, foram 50 horas de treinamento. É algo contínuo, permanente dentro da empresa”, garante Salete.

O compromisso do hotel com a sustentabilidade inclui ainda iniciativas de responsabilidade social. A reciclagem de esponjas (cerca de 1.500 unidades por mês), a doação de lacres de alumínio e de tampinhas de garrafas plásticas são revertidas para entidades filantrópicas. Além disso, os hotéis desenvolvem ações de educação ambiental em creches da região e irão ampliar o projeto este ano para o ensino fundamental.

 

Hotéis são signatários do ODS/SC

As boas práticas estão relacionadas também ao fato de os hotéis serem signatários do ODS/SC – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os empreendimentos adotaram o ODS 14 – Vida na Água, que por sua vez se conecta ao ODS 13 – Mudanças Climáticas.

A missão é que os negócios estejam cada vez mais alinhados com esses conceitos, possibilitando a convivência harmoniosa entre a preservação ambiental e a operação hoteleira.

Salete destaca ainda que não se tratam de ações isoladas, pois existe toda uma estrutura e governança para o setor. A Habitasul possui Comitê Executivo formado pelos diretores e gerentes dos negócios. Conta ainda com uma Política de Sustentabilidade. Já o Núcleo tem estrutura horizontal e multidisciplinar, que engaja colaboradores com interesse no tema.  Todas as ações são publicadas anualmente no Relatório de Sustentabilidade ESG.

17 de maio de 2024

Sobre o Autor

viviaraujo Viviane Araújo | Sou formada em jornalismo pela UFSC e Diretora da Amplocom, empresa de assessoria de comunicação de Florianópolis. Acumulo vasta experiência em jornalismo impresso e eletrônico (redes sociais e TV's) nas áreas de Economia, Cidades, Educação e Cultura. Acredito na construção de relacionamentos sólidos com nossos clientes e colegas, sempre embasados na ética e profissionalismo.



Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/amplocom/www/wp-content/themes/citynews/inc/functions/lib.php on line 51
Siga-nos no Facebook

A reputação de uma empresa é construída com base nos seus valores, que sempre devem ser repassados aos consumidores. Por isso, se torna extremamente relevante a divulgação de ações positivas realizadas pela marca.

A consolidação da imagem pode ser feita de diversas formas. Uma delas é por meio da assessoria de imprensa, que emplaca nos veículos de comunicação as atividades desenvolvidas pela empresa. E assim o público-alvo vai, pouco a pouco, criando uma boa percepção do negócio.

Sem falar que, em meio a tantas fake news, manter uma boa reputação tornou-se mais do que uma estratégia, uma necessidade.

Contate nossa equipe para ajudar você nesse processo de construção da imagem da sua empresa .

#amplocom #comunicaacao #assessoriadeimprensa #jornalismo #santacatarina #floripa #florianopolis #assessoriadeimprensaflorianopolis
... Veja maisVeja menos

Veja no Facebook

No Dia dos Namorados, o Positano Diamond Bar by D’Vie, no IL Campanario Villaggio Resort, em Jurerê Internacional, irá proporcionar experiências gastronômicas românticas para os casais curtirem juntinhos no aconchego do lar ou no conforto do próprio restaurante.

Para garantir momentos inesquecíveis, o chef Rafael Campagnolo criou um menu especial para o jantar, seguindo todas as medidas de prevenção e segurança.

Além disso, está lançando uma novidade: a Cesta Piquenique Romântico. Regada de muito amor, sabor e sofisticação, traz várias iguarias para deliciar num fim de tarde ao ar livre.

Para quem preferir jantar em casa, o restaurante também possui um amplo cardápio e trabalha com take away e serviço de tele-entrega para os bairros de Jurerê Internacional, Jurerê Tradicional, Daniela, Canasvieiras e parte de Santo Antônio.

Informações e reservas: (48) 3261-6050 / Whats 99166-7118

#amplocom #comunicaacao #assessoriadeimprensa #jornalismo #santacatarina #floripa #florianopolis #assessoriadeimprensaflorianopolis
... Veja maisVeja menos

Veja no Facebook
SOBRE NÓS

Trabalhamos focados na construção de canais de comunicação sólidos entre Clientes e Imprensa. Se você procura Assessoria de Imprensa, converse antes com a gente.

Fone :+ 55 48 99146 4997 | 48 99997 5909
Email : imprensa@amplocom.com.br