Notícias

Projeto social de conscientização sobre o câncer de pele apresenta novas ações para o Dezembro Laranja

 

Totens com protetor solar gratuito instalados em Florianópolis reforçam a importância da prevenção

         Com a chegada do verão, aumenta a exposição das pessoas à radiação solar, especialmente durante atividades ao ar livre. Pensando nisso, o projeto social “Sua Pele é Um Luxo”, idealizado pela empresária Manu Berger, sobrevivente mais de uma vez de um dos mais graves e raros tipos de câncer de pele, se une ao movimento nacional Dezembro Laranja para, anualmente, conscientizar a população através de campanhas sobre os perigos do câncer de pele e a importância da prevenção.

A edição de 2024 traz uma iniciativa inédita: a instalação de totens de protetor solar para uso gratuito em pontos estratégicos de Florianópolis, como em beach clubs, bares, marinas e restaurantes à beira-mar, principalmente em destinos famosos da capital catarinense, como na Praia Mole, em Santo Antônio de Lisboa, Lagoa da Conceição e outras praias como Brava, Joaquina e Jurerê.

Essa ação busca levar proteção e informação diretamente ao público, incentivando o uso diário de protetor solar como uma medida essencial para a saúde da pele. Neste ano, Manu Berger realiza o projeto “Sua Pele é um Luxo” em parceria com a médica dermatologista Débora Cadore, especialista em Oncologia Cutânea e profissional atuante na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele.

Entre os locais parceiros que já abraçaram a causa, estão os paradores de praia Mona (Joaquina) e Barraco da Mole (Praia Mole); a Marina da Lagoa e o Restaurante Marquês, na Lagoa da Conceição; a Fazendinha, na SC 401, em Santo Antônio de Lisboa; e no calçadão do Jurerê Open Shopping, em Jurerê Internacional.

“Assim que fomos procurados pela organização da campanha acatamos na hora a parceria, por sermos um ponto estratégico em um dos principais acessos à Praia Mole, um dos destinos mais procurados em Floripa no verão. Por aqui passam centenas de pessoas todos os dias, principalmente na alta temporada, e contar com protetor solar gratuito para todos será de grande importância”, destaca o empresário Pinho Menezes, proprietário do Barraco da Mole.

 

Uma questão de saúde pública

O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, correspondendo a 33% dos diagnósticos de câncer no país, segundo o INCA. Em 2022, foram estimados cerca de 8.980 novos casos de melanoma, a forma mais agressiva da doença – justamente a que acometeu duas vezes a empresária Manu Berger. A maioria dos casos está diretamente ligado à exposição solar sem proteção adequada, sendo altamente curáveis quando detectados precocemente.

Para reforçar a mensagem de conscientização, o projeto visa ultrapassar a marca de distribuição de 100 litros de protetor solar em 2023. “Vamos abastecer os totens com protetor solar regularmente, para garantir proteção ao público até pelo menos o fim do mês de janeiro, e não somente no mês da campanha Dezembro Laranja. E para 2025 eu e a Manu Berger estaremos juntas novamente e pretendemos ampliar ainda mais o alcance da campanha”, destaca a médica dermatologista Débora Cadore.

 

Um projeto com história e impacto

O “Sua Pele é Um Luxo” nasceu em 2019, com um evento no Parque do Povo, em São Paulo. Desde então, expandiu suas atividades promovendo todos os anos debates, lives, parcerias e ações de impacto que beneficiaram entidades filantrópicas como Pimp My Carroça (São Paulo), Equipe do Bem (Santa Catarina) e Cabruca Cooperativa (Bahia), distribuindo protetores solares para comunidades vulneráveis.

“Acredito no poder da informação e na prevenção como caminhos para salvar vidas. Minha experiência pessoal com o melanoma me mostrou a importância de iniciativas como essa, que unem educação e acessibilidade. Na primeira vez que recebi a notícia que estava com um melanoma eu tinha pouquíssima informação sobre o que era, por isso eu fiz da minha história e de todos os desafios e vitórias nesta luta contra o câncer uma missão, de ser uma porta-voz para alertar sobre a importância da prevenção, do acompanhamento com um profissional qualificado e do diagnóstico precoce”, destaca Manu Berger.

Com ações efetivas e parcerias estratégicas, o projeto Sua Pele é Um Luxo reforça o compromisso de promover saúde e bem-estar, transformando o Dezembro Laranja em uma oportunidade de conscientização e cuidado com a pele.

Assista, no vídeo, criança aplicando o protetor solar na Praia Mole, em Florianópolis, em um dos totens instalados pelo projeto Sua Pele é um Luxo.

 

Outros dados sobre a incidência do câncer de pele no Brasil:

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, representando 33% de todos os diagnósticos malignos;

Entre 2013 e 2021, o Brasil registrou pelo menos 205 mil novos casos de câncer de pele;

Em 2022, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que o país registrasse 8.980 novos casos de melanoma, sendo 4.640 em homens e 4.340 em mulheres;

Os estados com mais casos de câncer de pele entre 2013 e 2021 foram: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina;

O câncer de pele é curável, principalmente se for detectado precocemente.

 

Sobre Manu Berger  

Empresária catarinense radicada em São Paulo, Manu Berger é especialista em mercado de luxo, palestrante e consultora de negócios. Também é escritora, já tendo lançado dois livros, e CEO de um portal especializado no seu segmento de atuação, o “Info Luxo”. Manu é sobrevivente de dois diagnósticos de melanoma, enfrentados aos 25 e 27 anos.

 

Sobre a Dra. Débora Cadore  

Com 20 anos de experiência e reconhecimento internacional, a médica dermatologista Débora Cadore é especialista em Oncologia Cutânea, atua na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele e é membro do Grupo Brasileiro de Melanoma. É fundadora da Cadore Clínica Dermatológica, preceptora na UFSC e referência em ensino médico com a Cadore Academy.

17 de dezembro de 2024

Sobre o Autor

viviaraujo Viviane Araújo | Sou formada em jornalismo pela UFSC e Diretora da Amplocom, empresa de assessoria de comunicação de Florianópolis. Acumulo vasta experiência em jornalismo impresso e eletrônico (redes sociais e TV's) nas áreas de Economia, Cidades, Educação e Cultura. Acredito na construção de relacionamentos sólidos com nossos clientes e colegas, sempre embasados na ética e profissionalismo.