Notícias

Solução simples evita choque de pássaros contra vidros

Película adesiva instalada no vidro evita colisão de pássaros

Fachadas e janelas com vidros transparentes, coloridos ou espelhados estão presentes em qualquer construção, seja em um sítio ou em prédios e arranha-céus nas grandes cidades. Todas são barreiras físicas invisíveis para os pássaros e o resultado é quase sempre o mesmo: colisão, ferimento e morte.

Estima-se que no mundo bilhões de aves morram todos os anos vítimas desse tipo de acidente. Só nos Estados Unidos, são cerca de 988 milhões de mortes anualmente, de acordo com um estudo publicado em 2014 na revista científica The Condor.

Por que as aves se chocam contra superfícies de vidro?

O problema dos choques acontece porque a visão dos pássaros é diferente da humana. “Eles enxergam a profundidade. Muitas vezes, o vidro reflete a nuvem ou a vegetação e eles acabam entendendo aquilo como uma continuidade do ambiente e entram com tudo”, explica a bióloga Juliana Summa, diretora da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) de São Paulo.

Ela conta que na capital paulista, só no ano passado, 147 aves chegaram feridas – a maioria com traumatismo craniano – às unidades da Divisão de Fauna, que recebem animais silvestres levados por munícipes. “O número é subestimado porque muitas vezes os bichos batem no vidro e ninguém vê ou acabam predados por outros animais”, afirma.

O QUE FAZER AO ENCONTRAR UM PÁSSARO FERIDO NA RUA 

Adesivos contra colisões

A equipe da Catraca Livre vivenciou de perto esse problema no prédio em que sua redação está instalada, na Vila Madalena, em São Paulo. Após pesquisar uma solução para o problema, chegamos a uma empresa que criou recentemente adesivos próprios para evitar esse tipo de acidente.

A chamada Película Amiga dos Pássaros foi desenvolvida pela empresária Eloiza Besouchet a partir de uma experiência pessoal. Após presenciar o choque frequente de aves nas vidraças de seu próprio escritório, ela pesquisou por meses soluções usadas em outros países e criou um material que apresenta 98% de eficiência contra colisões de pássaros contra vidros.

Detalhe mostra a película instalada na sede do Ministério Público de Caeté, MG

“Em países mais desenvolvidos existe uma grande preocupação com este problema, e por isso o mercado Bird Friendly está em um estágio mais avançado”, afirma Eloiza.

No Brasil, embora essa consciência seja menor, a empresária já começa a sentir uma mudança. “As películas da minha loja virtual, que existe desde 2013, eram exclusivamente decorativas, mas agora a Película Amiga dos Pássaros passou a ser o carro-chefe da marca”, conta.

O material desenvolvido é feito de vinil e recebe a impressão de pequenos elementos.  Há diferentes opções de modelos. “Os desenhos devem ser produzidos com os espaçamentos corretos entre eles para que os pássaros percebam que há um obstáculo e consigam desviar do vidro a tempo, sem se chocarem”, complementa Eloiza.

O produto vem chamando a atenção e gerando interesse, inclusive, de arquitetos e órgãos públicos em construções sustentáveis. Em 2018, o prédio que abriga a sede do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, da cidade de Caeté, escolheu utilizar a Película Amiga dos Pássaros durante a obra de restauração de sua sede.

Como proceder para evitar acidentes com os pássaros

Identificar os locais mais suscetíveis ao choque de pássaros contra vidros é o primeiro passo. “A incidência de choques varia muito de local para local e pode ocorrer em qualquer lugar onde exista um vidro”, esclarece Eloiza.

“Já vimos casos em que janelas instaladas no térreo tinham muita incidência de choque, outros em fachadas de prédios comerciais e residenciais com películas espelhadas instaladas, instalações em zonas rurais e até em obras de arte que utilizam o vidro em espaços públicos”, acrescenta. “Qualquer superfície de vidro que reflita o ambiente externo – árvores, flores, céu, nuvens – vai parecer, ao olhar dos pássaros, um espaço contínuo conveniente ao voo. É aí que os choques fatais acontecem”, explica.

Sede da Catraca Livre antes da instalação da Película Amiga dos Pássaros

Identificados os pontos de perigo, o próximo passo é escolher uma das opções disponíveis para sinalizar às aves que existe um obstáculo fatal em seu caminho e, assim, minimizar a ocorrência dos choques.

Além da Película Amiga dos Pássaros – que já vem pronta para a instalação e recortada na medida de cada vidro (veja aqui alguns exemplos) – desenhos com canetas marcadoras para superfícies de vidro e fitas adesivas opacas também podem funcionar. Vale dizer, no entanto, que a durabilidade dessas últimas alternativas será menor.

Para se informar mais sobre o assunto, visite: www.peliculachicblog.com.br

Para conhecer a Película Amiga dos Pássaros, acesse o link: www.peliculachic.com.br/amiga-dos-passaros.html

Contato: (48) 98824 5678

atendimento@peliculachic.com.br

31 de janeiro de 2020

Sobre o Autor

danimelo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram
[simple-instagram limit="1"]
Siga-nos no Facebook

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: Session has expired on Saturday, 18-Aug-18 08:38:45 PDT. The current time is Saturday, 22-Feb-20 22:29:57 PST.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 463
Please refer to our Error Message Reference.
SOBRE NÓS

Trabalhamos focados na construção de canais de comunicação sólidos entre Clientes e Imprensa. Se você procura Assessoria de Imprensa, converse antes com a gente.

Fone :+ 55 48 99146 4997 | 48 99997 5909
Email : imprensa@amplocom.com.br